Fale Connosco

Telefone

Telemóvel

SMS

Direções

Messenger

Whatsapp
COMPRAMOS O SEU CARRO »
FH Rocha Marques

NOTÍCIAS

REDEFINIÇÃO DA MOBILIDADE ELÉTRICA: O NOVO KIA EV6 CHEGOU A PORTUGAL

Redefinição da mobilidade elétrica: o novo Kia EV6 chegou a Portugal

26-10-2021

O novo Kia EV6 acaba de chegar ao mercado dos 100% elétricos, trazendo consigo grande autonomia, zero emissões, aptidão para carregamentos ultrarrápidos de 800 V e um estilo de crossover muito próprio. Trata-se do primeiro modelo a basear-se na nova e avançada arquitetura da marca, concebida especificamente para veículos elétricos a bateria (BEV). 

A gama do EV6 em Portugal, cujo lançamento oficial acontece a 30 de outubro, é constituída por duas versões essenciais: Air (com bateria de 58 kWh) e GT-line (77,4 kWh). Os preços começam nos 43 950€ do Air, enquanto o GT-line surge por 49 950€. O topo de gama e-GT (AWD, 77,4 kWh) deverá chegar ao nosso mercado no primeiro trimestre de 2023. Para clientes empresariais, a Kia preparou uma oferta de gama especial, por 35 950€ + IVA (versão Air) e uma campanha de renting tudo incluído por 499€ + IVA /mês (contrato de 60 meses / 50.000 km). 

No nosso mercado, onde as primeiras entregas estão prestes a iniciar-se, foram já vendidas 70 unidades, confirmando o sucesso das manifestações de interesse que surgiram desde o período de pré-reservas que a Kia Portugal promoveu nos seus canais digitais.

Para a apresentação dinâmica aos media, a Kia Portugal escolheu troços que integraram o antigo Circuito do Monsanto que, nos anos 50, recebeu a Fórmula 1. “Trata-se de uma opção que demonstra a nossa confiança nas capacidades dinâmicas do EV6, mas vai além disso. A escolha do antigo ‘circuito do Monsanto’ é uma homenagem da Kia Portugal à genialidade da engenharia automóvel e à forma como esta se consegue reinventar a cada desafio tecnológico ao longo da história. Um tributo à forma como o paradigma elétrico consegue combinar a mobilidade sustentável com os padrões de liberdade e entusiasmo na condução”, explica João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal.

O EV6 é o primeiro BEV da Kia a ser pensado e desenvolvido com base na nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) e representa a primeira parte da transição da marca para a nova era de eletrificação, sob o novo slogan “Movement that inspires”. 

Este crossover pioneiro, o primeiro BEV lançado sob a nova filosofia de design da Kia “Opposites United”, evidencia linhas de um EV de vanguarda, pontuadas por pormenores de alta tecnologia. Movido exclusivamente a energia elétrica, oferece um leque diversificado de configurações de motorização com grande autonomia e zero emissões. O sistema de carregamento de 800 V permite à bateria do EV6 passar dos 10 aos 80% de carga em apenas 18 minutos, enquanto a versão e-GT, projetada para inspirar os entusiastas da condução desportiva, oferece uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h.

O EV6 assinala o início da estratégia de médio-longo prazo da Kia para BEV, híbridos plug-in (PHEV) e híbridos elétricos (HEV), que a marca pretende tornar responsáveis por até 40% das suas vendas anuais até 2030. Em número de unidades comercializadas, a Kia colocou a fasquia para estes modelos amigos do ambiente nos 1,6 milhões por ano.

“O EV6 corporiza a nova Kia. Nasceu para inspirar cada viagem, através de um design ousado, engenharia evolutiva, tecnologias inovadoras e performance elétrica entusiasmante”, refere Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia. “Trata-se de um modelo que marca o início do compromisso de longo prazo da Kia para com a mobilidade sustentável, acelerando a transição para as zero emissões não apenas no transporte, mas também nos produtos, materiais e produção”.

Da arquitetura específica resultou um BEV dinâmico

Há alguns anos, foi colocado um desafio às equipas de design e engenharia da Kia: criar um BEV com uma das mais elevadas autonomias de zero emissões, carregamento ultrarrápido, linhas atraentes e um habitáculo espaçoso com alta tecnologia. Mas essa foi apenas a primeira parte do desafio. A segunda foi integrar todos esses atributos fundamentais num veículo capaz de oferecer alta potência, excelentes prestações e grande dinamismo, desfazendo ao mesmo tempo os mitos de que os BEV são aborrecidos e significam o fim do prazer de condução.

A Kia revelou o EV6 em março deste ano, altura em que mereceu receção entusiástica em todo o mundo. Este BEV de última geração consegue oferecer uma das maiores autonomias reais com zero emissões, tecnologia de carregamento ultrarrápido, design exclusivo e um habitáculo tecnológico. Quem se senta ao volante percebe imediatamente que o EV6 é um automóvel feito para o condutor, combinando potência e performance com características de condução dinâmicas e desportivas.

A maioria dos BEV acabam por evidenciar compromissos – seja na autonomia reduzida, nos carregamentos demorados, no espaço interior pouco funcional, no peso excessivo ou na dinâmica de condução aquém do desejado. Quando começaram a trabalhar no EV6, os engenheiros da Kia decidiram subir a fasquia e conceber um BEV que não fizesse concessões. Com o EV6, a Kia provou que todos os condutores podem chegar bastante longe com um BEV, em viagens divertidas e memoráveis.

O EV6: zero concessões na performance

Enquanto muitos BEV atualmente disponíveis no mercado revelam limitações decorrentes do seu desenvolvimento a partir de arquiteturas originariamente criadas para veículos com motor de combustão interna (ICE), o EV6 foi otimizado desde o início para ser um automóvel 100% elétrico, tirando partido da sofisticada base tecnológica e de engenharia que a E-GMP lhe proporciona.

À boa maneira da Kia, o EV6 foi desenvolvido para manter a personalidade da marca em condução desportiva, assegurando respostas prontas da direção, grande agilidade em estrada, performance precisa e linear e ainda uma estabilidade que reforça o espírito “divertido de conduzir”. Nas fases finais do programa de desenvolvimento do EV6, uma grande parte do trabalho de testes e afinações finais foi realizada em estradas públicas, para garantir que o produto final iria harmonizar com sucesso as diferentes características de condução. 

A arquitetura E-GMP específica garante ao EV6 características de condução otimizadas, graças em parte a uma relação de peso equilibrada, de 53:47 – uma repartição que o coloca entre os líderes da classe. Esta distribuição do peso foi obtida através do posicionamento do conjunto da bateria, que apresenta uma configuração totalmente nova, com um formato plano que permite a disposição ao longo do piso do veículo, diminuindo a concentração de massa e contribuindo para uma maior estabilidade. Esta característica confere ao EV6 um centro de gravidade baixo para um automóvel 100% elétrico, o que melhora o seu comportamento dinâmico, sobretudo nas estradas desafiantes e sinuosas. 

Baseado numa conceção de “folha em branco” desde o seu início, o EV6 vence outras limitações típicas de muitos BEV, tais como a resposta demasiado agressiva à aceleração. Para isso contribuem os inovadores casquilhos hidráulicos que ligam o subchassis traseiro à parte principal da carroçaria, melhorando o desempenho de condução e compensando os efeitos do peso tipicamente elevado deste tipo de veículos.

O EV6 apresenta um desempenho eficiente em diferentes situações, graças aos quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport ou Snow), que o condutor pode selecionar através de um simples toque num botão. Atributos como o mapeamento de binário, a direção, o ESC e os sistemas de consumo de energia são geridos pela tecnologia de condução inteligente, com o objetivo de proporcionar a experiência de condução ideal em todas as circunstâncias.

Para acentuar ainda mais as suas excelentes características de manobrabilidade, o EV6 conta com uma configuração de amortecedores que conjuga uma condução desportiva com um nível de conforto e sofisticação que não é frequente encontrar-se em automóveis tão ágeis.

O EV6 também beneficia do primeiro Eixo Motor Integrado (Integrated Drive Axle – IDA) do mundo a ser produzido em série, e que agrega os rolamentos das rodas e o veio de transmissão numa só peça transmissora da potência. Esta integração previne os problemas que por vezes ocorrem nas ligações do veio de transmissão e dos rolamentos, ao mesmo tempo que contribui para níveis superiores de conforto e de manobrabilidade através de um aumento da rigidez dos eixos.

Prestações de topo e condução dinâmica

Equipado com motores duplos de alta tecnologia e 430 kW (585 cv) de potência, o EV6 e-GT eleva as prestações elétricas a um nível superior. Esta variante mais desportiva do EV6 vem equipada exclusivamente com o conjunto da bateria de grande autonomia de 77,4 kWh. O binário máximo de 740 Nm desta versão e-GT proporciona-lhe uma aceleração dos 0 aos 100 km/h nuns expressivos 3,5 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 260 km/h. A adição do diferencial autoblocante eletrónico torna o EV6 e-GT ainda mais apelativo.

A ênfase na condução desportiva e dinâmica é extensível a toda a gama EV6, não se limitando apenas à sua versão topo.

Entre as diversificadas configurações totalmente elétricas e isentas de emissões do EV6, contam-se os sistemas de bateria de alta tensão de grande autonomia (77,4 kWh) ou de média autonomia (58 kWh). 

O conjunto de bateria de 77,4 kWh está equipado com um motor elétrico de 168 kW (229 cv) e tração traseira.

Enquanto que o conjunto de bateria de 58 kWh é acompanhado por um motor elétrico de 125 kW (170 cv) e tração traseira.

Carregamento ultrarrápido de 800 V 

O EV6 oferece capacidades de carregamento de 800 e 400 V, sem necessidade de componentes adicionais ou adaptadores. O cliente pode usufruir de carregamentos de alta velocidade dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos para todas as versões, ou de abastecimentos de energia suficiente para uma autonomia de 100 km em menos de quatro minutos e meio.

O sistema de carregamento deste modelo é mais flexível do que o da geração anterior de BEV, graças à Unidade de Comando de Carregamento Integrado (ICCU). Esta unidade permite uma nova função “vehicle-to-load” (V2L, ou “veículo para carregamento”), capaz de fornecer 3,6 kW da bateria a dispositivos externos, bastando para tal utilizar um simples adaptador que transforma a ficha de carregamento exterior numa tomada elétrica. Este adaptador de fichas é específico para cada mercado, permitindo ao EV6 carregar desde eletrodomésticos até outros EV. Por exemplo, a função V2L é capaz de alimentar uma televisão de 55 polegadas e um sistema de ar condicionado em simultâneo durante mais de 24 horas.

No interior, uma cómoda porta de carregamento localizada sob os bancos traseiros permite aos passageiros carregar os seus dispositivos móveis a partir da bateria do veículo, sem necessidade de adaptadores adicionais.

Além disso, o EV6 consegue rebocar até 1600 kg quando equipado com a bateria de 77,4 kWh. Os clientes que optarem pela bateria de 58 kWh poderão contar com uma capacidade de reboque de até 750 kg. Seja qual for a opção escolhida, o EV6 oferece prestações robustas para um veículo elétrico, assegurando viagens em família com zero emissões até mesmo em longas distâncias. 

O Modo Utilitário permite que diversos sistemas se mantenham em funcionamento com o veículo desligado. Quando este modo é ativado, a bateria de alta tensão continua a alimentar os sistemas de ar condicionado, iluminação e infotainment, sem perigo de descarregar a bateria de 12 V.

Recuperação de energia 

O EV6 está equipado com tecnologias de recuperação de energia, que ajudam a aumentar a sua autonomia. 

Também está presente está a mais recente geração do sistema de travagem regenerativa da Kia, que é comandado por patilhas localizadas na parte de trás do volante, permitindo ao condutor abrandar facilmente o veículo, de forma a recuperar energia cinética e aumentar não só a autonomia, mas também a eficiência energética. Os condutores podem escolher entre seis níveis de travagem regenerativa (nenhum, 1 a 3, “i-PEDAL” ou modo automático), em função do nível de recuperação energética desejado. O modo de condução “i-PEDAL” permite ao veículo recolher a máxima quantidade de energia do sistema de travagem, oferecendo ainda ao condutor a possibilidade de parar suavemente sem necessidade de carregar no pedal dos travões. 

Nova orientação de design

O EV6 foi concebido segundo a nova filosofia de design da marca, “Opposites United”, que é inspirada nos contrastes que encontramos na Natureza e na Humanidade. No centro desta filosofia encontra-se uma nova identidade visual, que evoca as forças positivas e a energia natural, apresentando combinações contrastantes entre elementos estilísticos com linhas acentuadas e formas esculturais.

Na parte dianteira, o “rosto de tigre” da Kia surge reinterpretado para a era digital. Fazendo parte deste novo “Rosto de Tigre Digital”, as luzes de circulação diurna exibem uma aparência elegante e moderna, oferecendo ainda um padrão de luzes dinâmico “sequencial”. Logo abaixo, a entrada de ar em posição rebaixada alarga visualmente a parte dianteira do veículo, acentuando a sua imagem de alta tecnologia. 

Por seu turno, o perfil deste modelo surge-nos com uma estética inspirada nos crossovers, que se revela simultaneamente moderna, elegante e aerodinâmica. Uma linha definidora alonga visualmente esse mesmo perfil, estendendo-se pela parte inferior das portas e elevando-se ao aproximar-se das cavas das rodas traseiras. Concebida em parte para assegurar uma performance aerodinâmica imaculada, a parte traseira apresenta pilares C inclinados, com uma inserção em preto brilhante integrada, que faz com que os vidros traseiros laterais pareçam mais amplos. Num plano superior aos bancos, o proeminente spoiler de tejadilho orienta o ar para baixo, na direção de um spoiler inferior colocado numa posição elevada, logo acima do característico conjunto de luzes traseiras.

Espaço interior inspirador 

Assumindo-se como um produto inequívoco da era VE, o design interior foi libertado pela plataforma E-GMP da Kia (concebida especificamente para veículos elétricos). Apesar das suas dimensões exteriores compactas, este modelo possui uma distância entre eixos de 2900 mm, que lhe permite oferecer um espaço no habitáculo ao nível do de muitos SUV médios. 

Jochen Paesen, Vice-Presidente para Design Interior, comenta: “Quando se trata de um automóvel, as pessoas são atraídas em primeiro lugar pela parte exterior, mas é pelo interior (onde passam a maior parte do seu tempo) que acabam por apaixonar-se. Por isso, a criação de um habitáculo inspirador para o EV6 foi o aspeto mais importante para nós. Acreditamos que este modelo consegue inspirar os clientes através de um forte incentivo à sua criatividade”.

Um dos elementos mais marcantes é ecrã curvo duplo do infotainment, que se destaca pela sua alta tecnologia, surgindo perfeitamente integrado no tablier. A linguagem de formas muito simples deste amplo ecrã e do elegante tablier oferecem uma sensação de amplitude.

Os ocupantes dos lugares dianteiros são recebidos por uma arquitetura de tablier minimalista, que enfatiza a sensação de espaço que domina o habitáculo. Sem necessidade de albergar um túnel central da transmissão, o piso plano do EV6 oferece aos ocupantes dos bancos traseiros 990 mm de espaço para as pernas, garantindo assim um conforto excecional.  

 

O novo e inovador sistema HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) aumenta ainda mais o conforto dos ocupantes dos bancos dianteiros e o espaço interior. Optando por uma arquitetura dividida entre o interior e o exterior do habitáculo para este sistema, o EV6 conseguiu reduzir o espaço ocupado pelo mesmo no tablier em 55%. Esta configuração ideal reforça a elegância do cockpit, ao mesmo tempo que oferece mais espaço para os ocupantes dos bancos dianteiros e assegura um desempenho de refrigeração imaculado. 

 

Os bancos com sistema de relaxamento especiais permitem ao condutor e ao passageiro dianteiro descontrair em pleno conforto e luxo quando o EV6 está estacionado ou a carregar. Basta tocar num botão e os bancos sobem e reclinam-se, melhorando a postura e a distribuição da pressão no corpo dos ocupantes, ao mesmo tempo que convidam estes últimos a esticar-se, ler um livro ou dormir um pouco. A construção com materiais leves e as linhas elegantes valorizam ainda mais o espaço interior deste modelo.  

 

Os materiais de alta qualidade estão presentes em vários equipamentos do habitáculo do EV6, tendo sido selecionados quer pela atmosfera acolhedora, quer pela durabilidade. A Kia recorreu a materiais sustentáveis, como sejam os revestimentos em couro vegan, assim como os tecidos produzidos a partir de plástico reciclado, com o equivalente a 111 garrafas de água de 500 ml.

Todos os principais comandos do EV6 estão posicionados de forma a serem facilmente alcançáveis pelo condutor, contribuindo assim para uma experiência de condução mais intuitiva. O seletor Shift-By-Wire, que também permite poupar espaço no habitáculo, está convenientemente colocado ao lado do botão de arranque do EV6, na consola central, enquanto o característico volante integra os principais interruptores dos sistemas de apoio à condução (ADAS), garantindo a máxima operacionalidade.

O EV6 apresenta uma organização do espaço interior inteligente e flexível, onde abundam as zonas de arrumação. Entre estas destaca-se a bagageira, que oferece nada menos de 520 litros (VDA) de espaço de carga com os bancos da 2ª fila na sua posição normal. Com estes bancos rebatidos, esse volume aumenta para aproximadamente 1300 litros. O veículo oferece ainda uma bagageira dianteira, que acrescenta até 52 litros (versões 2WD) ou 20 litros (versões AWD) à sua capacidade de carga.

Os materiais insonorizantes no piso, cavas das rodas, portas, porta da bagageira e pneus diminuem os ruídos de rolamento e do vento, criando um ambiente calmo e sereno para todos os ocupantes. Simultaneamente, o isolamento sonoro do para-brisas e dos vidros das portas melhora ainda mais a experiência de bordo, oferecendo ao EV6 uma classificação acústica equivalente à de modelos premium de classes superiores. 

A mais moderna tecnologia

O EV6 estreia um conjunto de tecnologias que melhoram a conectividade e o infotainment, todas elas concebidas para tornar as viagens mais seguras, fáceis e isentas de preocupações.

O sistema de infotainment de alta tecnologia inclui dois amplos ecrãs de 12,3 polegadas, equipados com painéis de película muito fina que recorrem a uma nova estrutura e a tecnologias avançadas para reduzirem o impacto da luz. O painel de instrumentos e o sistema de infotainment apresentam-se ligados, como se estivessem fundidos num único elemento com vidro reforçado. Diretamente em frente ao condutor encontra-se um painel de instrumentos personalizável, que fornece informações como a velocidade, a autonomia restante e o estado de carga. Mesmo ao lado, o ecrã central exibe os dados dos sistemas de infotainment e navegação, assim como os menus. Este par de ecrãs sem moldura apresenta película redutora da luz e brilho automático, melhorando a legibilidade em todas as circunstâncias de iluminação.  

 

A tecnologia de bordo avançada promove a integração entre o condutor e o EV6 através do avançado sistema head-up display (HUD) com tecnologia de realidade aumentada, um equipamento normalmente reservado para veículos premium. Ao mesmo tempo, a comunicação perfeita entre o GPS, a câmara de bordo e o head-up display permite projetar as orientações curva a curva até 7,5 metros na estrada, evitando assim que o condutor tire os olhos do percurso. 

Pela primeira vez num BEV da Kia, está também disponível um potente sistema de som surround Meridian®, com 14 altifalantes, que oferece uma experiência sonora verdadeiramente envolvente. Desenvolvido por especialistas, este sistema apresenta várias tecnologias de processamento de sinal digital (DSP) exclusivas desta marca pioneira britânica. A filosofia central da Meridian em matéria de som foi devidamente integrada no EV6, permitindo aos clientes usufruir de uma experiência áudio natural, viva e autêntica em todas as suas viagens. 

O sistema de altifalantes oferece ainda o Active Sound Design (ASD), uma funcionalidade nova desenvolvida pela Kia que fornece um feedback audível da velocidade do veículo e que é comandada através de um interface específico. 

Sistemas de segurança e conforto de vanguarda

Para garantir a segurança e a comodidade na circulação em autoestrada, o EV6 apresenta a mais recente versão do pacote de Assistência à Condução em Autoestrada com apoio à mudança de faixa (HDA 2) da Kia. Recorrendo a radares localizados em redor do veículo, este sistema ajuda o condutor a manter uma velocidade e uma distância para o automóvel da frente predefinidas, ao mesmo tempo que o Assistente de Fila de Trânsito (LFA) centra o veículo na sua faixa de rodagem atual. Através do Cruise Control Inteligente com Controlo de Curva (NSCC-C), que funciona com base no sistema de navegação, o sistema consegue diminuir a velocidade do veículo nas curvas e retomar a velocidade anterior assim que as condições o permitirem.  

Caso exista outro veículo muito próximo, o HDA 2 ajusta a rota do EV6, para evitar uma eventual colisão. As mudanças de faixa também são agora mais fáceis do que anteriormente. Desde que as mãos do condutor estejam no volante e que o veículo circule acima de uma determinada velocidade, um simples toque na alavanca dos indicadores de mudança de direção fará com que o EV6 se desloque para a faixa do lado correspondente. 

O EV6 está também equipado com o Monitor do Ângulo Morto (BVM) e com a Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA), para garantir que as mudanças de faixa sejam sempre realizadas em segurança. O BVM atua como um segundo par de olhos, ao eliminar os ângulos mortos esquerdo e direito do condutor através da exibição de uma imagem de alta definição do EV6 no painel de instrumentos de 12,3” totalmente digital. Por seu turno, o BCA usa sensores de radar para avisar o condutor da aproximação de outros veículos, procedendo a uma travagem caso existam riscos de colisão durante uma manobra de mudança de faixa. 

 

A circulação em cruzamentos, principalmente nos que possuem várias faixas, pode ser um fator de inquietação para muitos condutores. Por esse motivo, a Assistência à Prevenção de Colisões Frontais (FCA) da Kia inclui agora as funções de viragem e circulação em cruzamentos, destinadas a fornecer a máxima prevenção sempre que é necessário circular nos mesmos. Se os indicadores de mudança de direção do EV6 forem ativados, o sistema avisa o condutor caso exista risco de colisão com um veículo que esteja a aproximar-se. De igual forma, é emitido um aviso se existirem riscos na aproximação de veículos ou pela esquerda ou pela direita quando o EV6 atravessa um cruzamento. Se algum destes riscos aumentar, o sistema alerta o condutor e trava automaticamente, para evitar a colisão. 

 

Um fator fundamental para a segurança na condução é a capacidade de ver e ser visto. De modo a poder oferecer a iluminação ideal, o Kia EV6 está equipado com o novo Sistema de Iluminação Dianteira Inteligente (IFS), uma tecnologia que possibilita o acendimento independente de cada LED, proporcionando uma iluminação precisa. O IFS permite assim ao condutor viajar com os máximos sempre ligados, mas sem quaisquer riscos de encandear os condutores que circulam no sentido oposto. A câmara dianteira com tecnologia de reconhecimento de veículos diminui ou aumenta automaticamente a intensidade de cada LED, melhorando a visão dianteira do condutor. 

As funções de Aviso de Atenção do Condutor (DAW) e de Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade (ISLA) são dois sistemas que reforçam os ADAS para salvaguardar a segurança do condutor. O DAW determina o nível de atenção do condutor, analisando para isso o seu comportamento de condução e o tempo decorrido desde o início da viagem. Se o nível de atenção do condutor cair para baixo de “1” na sua escala de 0 a 5, o sistema recomendará uma pausa através de uma mensagem de aviso exibida no painel de instrumentos. Por seu turno, o ISLA consegue “ler” os sinais de trânsito e o sistema de navegação, o que lhe permite fornecer ao condutor informações sobre a sua velocidade atual e outros aspetos relevantes para a condução. Quando ativado, o ISLA recorre a avisos sonoros para alertar o condutor sempre que detetar alterações às condições de circulação.

Manobras facilitadas 

O estacionamento e outras manobras potencialmente difíceis tornam-se mais simples com o Monitor do Espaço Circundante (SVM), que aproveita as câmaras do veículo para fornecer imagens de 360º em redor do veículo num mostrador convenientemente incorporado no ecrã do infotainment.  

A saída de um lugar de estacionamento apertado em marcha-atrás é igualmente mais segura, graças à Assistência à Prevenção de Colisões à Retaguarda (RCCA), um sistema de alta tecnologia que deteta os veículos que se aproximam a partir da esquerda ou da direita. Caso este sistema identifique uma potencial colisão, os travões do EV6 serão prontamente acionados.

Quando se trata de lugares de estacionamento apertados, os condutores podem recorrer ao novo Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento (RSPA) e ficar descansados: o RSPA consegue fazer com que o veículo estacione autonomamente, até mesmo com o condutor fora do veículo. Recorrendo a câmaras periféricas e a sensores ultrassónicos, este sistema permite ao EV6 identificar um lugar de estacionamento com as dimensões adequadas e depois estacionar no mesmo, comandando automaticamente o acelerador, os travões e a caixa de velocidades para esse efeito. Mas as surpresas não se ficam por aqui: o RSPA consegue estacionar o veículo tanto perpendicularmente como em paralelo! 

 

Concluída a manobra de estacionamento, se os passageiros dos bancos traseiros abrirem as portas para sair, a Assistência à Saída em Segurança (SEA) da Kia emite automaticamente um aviso e tranca a porta caso detete a aproximação de outro veículo pelo ângulo morto de EV6, contribuindo assim para evitar uma colisão e reforçar a segurança no final da viagem.  

 

Para maior comodidade, o EV6 também está equipado com a porta da bagageira elétrica inteligente da Kia. Basta o utilizador transportar a chave inteligente consigo e aproximar-se da traseira do veículo para que o sistema abra automaticamente a porta da bagageira, permitindo um acesso mais fácil e cómodo à mesma. Uma verdadeira bênção para quem tiver as mãos ocupadas!  O sistema de entrada sem chave com botão de entrada tátil e os perfis de condutor programáveis tornam todas as interações com o EV6 mais cómodas e intuitivas. 

Todos os aspetos do EV6 foram concebidos para promover o conforto do condutor e tornar a posse de um EV numa opção viável para todos. Com a garantia de sete anos e a posição vantajosa no mercado que a Kia oferece o EV6 veio para alterar profundamente o panorama dos EV.

EV6: apenas o início da viagem

A Kia planeia aumentar as suas vendas de BEV para as 920 000 unidades em 2030, tornando-se assim um líder global no setor do transporte com mobilidade elétrica. O EV6 é o primeiro dos 11 novos BEV que a Kia planeia lançar até 2026, numa estratégia de reforço da sua gama de veículos elétricos. Destes 11 novos modelos, sete serão baseados na nova plataforma E-GMP e quatro derivados de modelos já existentes.

Qualidade comprovada.
Podemos falar sobre os elevados níveis de qualidade porque eles realmente existem. Estamos constantemente a melhorar os padrões de qualidade e os sistemas de controlo dos veículos Kia através dos nossos departamentos de desenvolvimento, produção e inovação. É por isso que somos a única marca a oferecer 7 anos de garantia ou 150.000km na Europa. Ao redefinir a qualidade, fazemos dos veículos Kia uma experiência excecional, todos os dias.
Morada
IC2 Azoia 2401-801 Leiria
Obter Direcções
Contactos
Telefone
244 871 059
E-mail
geral@rochamarques.pt
Horário
SEGUNDA A SEXTA
09 : 00 às 19 : 00h
SÁBADO
09 : 00 às 19 : 00h
DOMINGO: 14 : 30 às 18 : 30
Quem Somos . Candidatura Espontânea . RGPD . Termos e Condições . Intermediação de Crédito . www.livroreclamacoes.pt . www.arbitragemauto.pt
Quem Somos
Candidatura Espontânea
RGPD
Termos e Condições
Intermediação de Crédito
www.livroreclamacoes.pt
www.arbitragemauto.pt
© FH Rocha Marques - Direitos Reservados.
© FH Rocha Marques
Direitos Reservados.
ANO
PREÇO
PESQUISAR