Fale Connosco

Telefone

Telemóvel

SMS

Direções

Messenger

Whatsapp
COMPRAMOS O SEU CARRO »
FH Rocha Marques

NOTÍCIAS

“OPPOSITES UNITED”: NOVA FILOSOFIA DE DESIGN DA KIA INSPIRA ESCULTURAS ICÓNICAS

“Opposites United”: nova filosofia de design da Kia inspira esculturas icónicas

5-11-2021

A nova e aclamada filosofia de design da Kia Corporation, “Opposites United”, ajudou a dar forma a um disruptivo conjunto de esculturas, que estão a ser exibidas na Bienal de Design de Gwangju (Coreia).

Lançada no início do ano, a ousada filosofia “Opposites United” tem vindo a ser muito destacada por críticos de design de todo o mundo, apresentando uma linguagem inspirada nos contrastes que se encontram na natureza e na humanidade.

No centro desta filosofia descobrimos uma nova identidade visual, que evoca as forças positivas e a energia natural, com combinações contrastantes entre elementos estilísticos que se destacam pelas suas linhas acentuadas e formas esculturais. A linguagem “Opposites United” baseia-se em cinco princípios de design fundamentais: “Bold for Nature” (Ousadia pela Natureza), “Joy for Reason” (Alegria pela Razão), “Power for Progress” (Força para Progredir), “Technology for Life” (Tecnologia para a Vida) e “Tension for Serenity” (Tensão para a Serenidade).

O princípio “Bold for Nature” baseia-se na interação entre os humanos e o ambiente orgânico que os cerca, combinando a energia da beleza com as mudanças que ocorrem na natureza. O “Joy for Reason” combina a emoção com a razão, transformando a curiosidade pela novidade e pela inovação em realidade, enquanto o “Power to Progress” pretende introduzir designs novos e inovadores através da experimentação e da criatividade. Por seu turno, o “Technology for Life” traduz-se pelo abraçar de novas tecnologias e inovações no sentido de promover interações positivas entre humanos e máquinas. Finalmente, o “Tension for Serenity” evoca a tensão entre forças opostas e contrastes criativos, reconhecendo o equilíbrio de design que resulta de duas forças que se contrapõem. 

Do princípio de design à realidade na produção

As exposições na Bienal de Design de Gwangju estão colocadas num espaço muito característico, onde a luz e a escuridão geram um evidente contraste. O espaço foi cuidadosamente criado para ajudar os visitantes não só a visualisar a filosofia de design “Opposites United”, mas também a aperceberem-se da forma como forças contrastantes podem conjugar-se de modo a gerarem uma energia positiva.

A Kia criou três “Esculturas DI” visualmente arrebatadoras, remetendo cada uma delas para um dos princípios de design apresentados pela primeira vez num modelo de produção da Kia no decorrer deste ano.

A escultura “Power to Progress” expressa um espaço infinito, com mostradores e espelhos que enfatizam o inovador futuro do design da marca. Este princípio de design foi aplicado pela primeira vez ao crossover elétrico Kia EV6, com linhas que materializam a potência dinâmica e a velocidade através de elementos contrastantes, resultando num formato inovador.

Por sua vez, a escultura em forma de cubo “Technology for Life” apresenta experiências memoráveis, transportando a tecnologia para a vida. O cubo gira lentamente e é composto por um ecrã de seis faces, que permite aos visitantes pensar em tecnologias que enriquecem a vida humana. Este princípio de design foi aplicado pela primeira vez no sedan desportivo de referência da Kia, o K8. Focando-se em sensibilidades e experiências centradas no ser humano, o design do K8 recorre a elementos que proporcionam vivências diferentes, através da harmonia das tecnologias inovadoras e do design orientado para o futuro.

Por fim, o “Bold for Nature” é uma obra na qual uma árvore enorme é transformada numa escultura abstrata. Este princípio de design combina elementos humanos, naturais e materiais para criar uma beleza sólida. O “Bold for Nature” foi aplicado pela primeira vez no SUV Sportage, com um design que incorpora o mundo natural, resultando numa forma ousada, mas orgânica.

As esculturas inspiradas nos outros princípios de design da Kia serão exibidas juntamente com os próximos modelos da marca.

Duas das futuras obras de arte serão o “DI Monument Display”, uma instalação provocadora que exibe simbolicamente o significado dos “Opposites United” por intermédio de dois ecrãs que comunicam propriedades diferentes através de contrastes visuais, e o “DI Mirrored Room”, que apresenta um pilar quadrilateral que funciona como ecrã de vídeo, no qual são transmitidas imagens que remetem para os elementos-chave da nova linguagem de design da Kia. Os espelhos dispostos ao longo da instalação ajudam a criar uma sensação de espaço infinito, que é uma característica fundamental do design interior dos modelos mais recentes da marca.

Karim Habib, Diretor do Kia Global Design Center, explica: “Criámos um espaço interativo, onde conseguimos comunicar a nossa filosofia de design aos clientes. Estas fascinantes esculturas não só ajudam a mostrar a nova marca e filosofia de design da Kia, como também despertam o público no sentido de refletir sobra a natureza e o mundo que nos rodeia. Vamos continuar a lançar automóveis alicerçados nessa mesma filosofia de design abstrata, para assegurarmos a experiência de cliente mais autêntica”.

Qualidade comprovada.
Podemos falar sobre os elevados níveis de qualidade porque eles realmente existem. Estamos constantemente a melhorar os padrões de qualidade e os sistemas de controlo dos veículos Kia através dos nossos departamentos de desenvolvimento, produção e inovação. É por isso que somos a única marca a oferecer 7 anos de garantia ou 150.000km na Europa. Ao redefinir a qualidade, fazemos dos veículos Kia uma experiência excecional, todos os dias.
Morada
IC2 Azoia 2401-801 Leiria
Obter Direcções
Contactos
Telefone
244 871 059
E-mail
geral@rochamarques.pt
Horário
SEGUNDA A SEXTA
09 : 00 às 19 : 00h
SÁBADO
09 : 00 às 19 : 00h
DOMINGO: 14 : 30 às 18 : 30
Quem Somos . Candidatura Espontânea . RGPD . Termos e Condições . Intermediação de Crédito . www.livroreclamacoes.pt . www.arbitragemauto.pt
Quem Somos
Candidatura Espontânea
RGPD
Termos e Condições
Intermediação de Crédito
www.livroreclamacoes.pt
www.arbitragemauto.pt
© FH Rocha Marques - Direitos Reservados.
© FH Rocha Marques
Direitos Reservados.
ANO
PREÇO
PESQUISAR